Sou formado, agora estou pronto para o mercado?

11 05 2011

Sou recém-formado no curso de sistemas de informação e durante toda a minha graduação observei que a maioria dos alunos se focava exageradamente nas disciplinas técnicas, deixando de lado as outras. A impressão que dava era que eles julgavam que os conhecimentos não técnicos estavam ali apenas para preencher a matriz curricular do seu curso e que não seriam importantes para a sua formação profissional. Mas a realidade é outra, e muitos acabam descobrindo isso somente quando deixam a vida acadêmica.

Cabem as instituições de ensino superior a parte da realização de trabalhos de orientação dos seus alunos, visando destacar a importância de todo o ciclo acadêmico. Elas deixam muito a desejar quando o assunto é a formação do aluno para o convívio em um ambiente organizacional. O que deve haver são trabalhos de conscientização e preparação focados no mercado como um todo, onde o aluno possa ter uma visão mais ampla da sua profissão, para assim perceber porque está se preparando e o que vai encontrar realmente ao encerrar a sua etapa de formação.

A TI tem mudado muito durante os últimos anos e pode-se observar isso realizando uma simples pesquisa em um dos muitos meios de comunicação voltados para a área. O que está acontecendo é que as empresas estão buscando cada vez mais pessoas com o perfil que vai além daquele “perfil de nerd” que durante muito tempo esteve associado com os profissionais de TI, sendo assim, em muitos casos os conhecimentos técnicos não garantem a sua colocação e permanência no mercado de trabalho.

A mensagem que quis passar é que aproveitem cada momento de sua graduação, buscando armazenar a maior quantidade possível de conhecimento que lhes é transmitido. Devemos valorizar o relacionamento com os outros alunos e professores, afinal a nossa carreira já se inicia na sala de aula. O estágio assim como toda experiência adquirida com o conhecimento de outras áreas, também ajuda muito a nos tornarmos profissionais da área de TI mais capacitados e preparados para a realidade que vamos atuar, pois a carreira de TI é muito mais humana do que imaginamos, principalmente quando falamos de desenvolvimento de software, onde trabalhamos muito nos relacionando e convivendo com os problemas e o dia-a-dia dos nossos clientes.

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: