Mantenha-se no controle do seu código!

31 10 2010

Quem de nós, desenvolvedores de software, que nunca se distraiu durante a codificação, tendo o sentimento de ter perdido o controle sobre o próprio código, atire a primeira pedra!

Em vários momentos já me deparei com a sensação de não estar mais no controle do meu código, isso por me distrair (ou cansar) e acabar perdendo o raciocínio para solucionar um determinado problema. Com a utilização de TDD consigo manter o controle da construção, pois várias características do TDD me levam a isso.

TDD, mostre-me como controlar meu código!

O TDD nos oferece a oportunidade de sempre permanecermos no controle do nosso código, com feedback constante do que está acontecendo e, o mais importante, por que está acontecendo.Nomes de testes expressivos podem nos garantir uma facilidade para entender o que está sendo feito e nos ajudar a manter o controle sobre o código. Muitas vezes não nos preocupamos com o nome dos métodos de teste, e em alguns casos eles ficam com nomes confusos, o que faz com que tenhamos que analisar o teste para descobrir a sua intenção, além de atrasar a retomada do foco durante uma eventual desatenção.

Podemos utilizar a fase em que o teste está vermelho para compararmos a intenção desejada com o que realmente está acontecendo depois da implementação. “Se eu sei o que quero e o que está acontecendo, estou no controle do meu código”.

É importante ter em mente que retroceder um pouco, chegando algumas vezes a apagar código desenvolvido não é nenhum pecado, desde que isso seja feito para permanecer no controle do código.

Não se deve demorar muito para conseguir que um teste fique verde, pois o teste verde oferece uma segurança a mais no desenvolvimento.

Em um primeiro momento, não se preocupe em desenvolver uma solução excelente para sair do teste vermelho!

Não tenha medo de desenvolver um código feio inicialmente, gerando uma “bagunça verde”, afinal como já sabemos o ciclo é vermelho -> verde -> refatorar, sendo assim podemos voltar e refatorar, dando uma solução elegante para o código que está sendo desenvolvido.

Controle é tudo! Com TDD é mais fácil controlar o desenvolvimento do código o tempo todo, sendo esse mais um benefício da utilização dessa técnica.

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: