Coding Dojo

19 04 2010

Dojo

Antes de começar a falar sobre o que é o Coding Dojo, é importante destacar alguns pontos que motivaram a sua criação. Dentro de um ambiente de desenvolvimento de software, na maioria das vezes encontramos situações em que a equipe deve correr para cumprir os prazos e atender o cliente, porém, isso em alguns momentos faz com que os desenvolvedores não se preocupem com as boas práticas de desenvolvimento, afetando assim a qualidade do código gerado. Analisando esta situação, percebemos que os programadores não treinam, pois, estão sempre focados em desenvolver código de produção, baseando-se nesta realidade surge o Coding Dojo, como uma alternativa para melhorar este cenário.

O Coding Dojo é uma reunião onde os programadores se juntam para trabalharem na solução de um desafio de programação. Esta prática surgiu na França e foi trazida para o Brasil pelo Danilo Sato. O termo “Dojo” veio do judô e significa lugar do caminho, é uma área onde se pratica artes marciais, este local é muito respeitado pelos judocas, sendo visto como uma casa dos praticantes.

Para a realização de um Coding Dojo é necessário apenas um computador e um projetor. Durante um Dojo é comum que haja comida, o ambiente deve ser sempre divertido e inclusivo. Todo Dojo utiliza TDD (Test Driven Development) durante o seu desenvolvimento. É muito importante deixar claro que jamais um Dojo deve ter continuidade, sempre devemos começar do zero, ou seja, a cada reunião um novo desafio é proposto, sendo que os desafios que não foram finalizados em reuniões anteriores não podem ser continuados.

Um Coding Dojo tem como objetivos fornecer uma maneira para praticar programação, aprender sobre novas técnicas com a experiência de outros participantes, ensinar e transmitir sua experiência para os participantes, além de oferecer uma possibilidade de discussões com base concreta sobre o código.

Princípios

Para a prática de Coding Dojo temos alguns princípios, tais como:

  • Aprendizado contínuo

As reuniões de Coding Dojo são sempre movidas por discussões, debates e questionamentos sobre o código desenvolvido para a solução do desafio proposto, estes pontos são a base para um aprendizado contínuo de todos os envolvidos no Dojo.

  • Ambiente Seguro

Para um Dojo de sucesso é importante que todos aqueles que estejam envolvidos com o desafio se sintam a vontade para fazer questionamentos e participar do processo de construção da solução, o ambiente deve ser colaborativo não havendo nenhum tipo de competição entre os participantes, o ambiente deve transmitir um sentimento de inclusão.

  • Baby Steps (Passos de Bebê)

Durante a construção do código para a solução do desafio, é essencial que se desenvolva apenas pequenos trechos de código, sempre caminhando com passos curtos.

  • Melhoria Contínua

MELHORAR SEMPRE, um dos motivos para criação do Coding Dojo é fazer com que os desenvolvedores tenham a oportunidade de aprimorar cada vez mais os seus conhecimentos e técnicas relacionadas à programação.

Formatos

Um Coding Dojo é desenvolvido com base em alguns formatos que ditam como será o decorrer da reunião.

  • Kata

Este formato de Coding Dojo é muito parecido com uma palestra, pois, um participante apresenta um desafio já resolvido. Deve ser destacado que toda a apresentação da solução inicia-se pelos testes e, todos devem conseguir reproduzir o que foi feito. Neste formato as interrupções são permitidas para tirar dúvidas que possam surgir durante a apresentação.

  • Randori

No Randori o desafio é resolvido durante a reunião. Utiliza-se programação em par, onde temos turnos de 5-7 minutos para revezamento dos pares, é importante lembrar que a platéia deve permanecer em silêncio quando um par estiver trabalhando no desafio, os comentários são permitidos apenas na fase verde, ou seja, somente quando os testes estiverem passando.

  • Kake

Este é um formato novo que é muito parecido com o Randori. O nível do Kake é mais avançado, pois, temos vários pares simultâneos que se revezam entre máquinas a cada turno e, a solução ainda pode ser desenvolvida em linguagens diferentes.

Retrospectiva

A retrospectiva é um momento ao final da reunião onde todos os participantes avaliam como foi o Coding Dojo, normalmente uma retrospectiva é movida com base nas seguintes perguntas:

  • O que aprendemos?
  • O que gostamos?
  • O que poderia melhorar?

As discussões e comentários gerados durante uma retrospectiva são pontos importantes que levam a uma melhoria do Coding Dojo e, enriquece todo o grupo envolvido.

Cuidado!

  • Nunca corra para resolver o desafio;
  • Não escolha um problema real como desafio;
  • Nada de discussões sobre tecnologia, foque no problema e na sua solução;
  • Nada de competição entre os participantes;
  • Nunca deixe os participantes sem entender o que está sendo feito;

Conclusão

O Coding Dojo é uma excelente alternativa para os desenvolvedores aprimorarem suas técnicas de programação. O fato dos desafios não envolverem problemas reais que fazem parte do cotidiano de um ambiente de desenvolvimento, possibilita aos desenvolvedores trabalhar sua criatividade e técnicas, o que pode vir a impactar em melhorias que são refletidas no ambiente de produção.

Espero que este artigo possa oferecer a vocês uma visão sobre Coding Dojo, assim como levá-los a uma reflexão sobre suas técnicas de programação e como melhorá-las, pensem nisso. É isso aí pessoal!

Referências

[1] Daniel Cukier [locaweb], http://agilblog.locaweb.com.br/2009/10/09/coding-dojo/

[2] CodingDojo.org, http://codingdojo.org/

[3] Coding Dojo Piauí, http://www.slideshare.net/regispires/coding-dojo-1923746

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Informação

4 respostas

19 04 2010
Primeiro Coding Dojo do MsDev-ES

[...] Quer saber mais sobre Coding Dojo? Veja o post do Uilton Campos: http://uiltoncampos.wordpress.com/2010/04/19/coding-dojo/ [...]

19 04 2010
Denis Ferrari

Excelente artigo Uilton. Com certeza esse texto será a descrição oficial sobre Coding Dojos!

E só lembrando, o dojo do MsDev-ES será no próximo sábado!
http://www.heroisdati.com/primeiro-coding-dojo-do-msdev-es/

Abraços!

20 04 2010
Coding Dojo do Grupo MSDev-ES « Uilton Campos

[...] Postei também uma explicação sobre Coding Dojo no blog, então para mais detalhes sobre esta prática recomendo a leitura do post. [...]

9 08 2010
Blog da QUALIDATA » Blog Archive » Porque o código tem que ser ruim?

[...] dos seus produtos. Invista em treinamentos e palestras, além da realização de encontros como Coding Dojo que podem ser úteis para o crescimento da equipe. Para os desenvolvedores que estão incomodados, [...]

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